Uma dessas associações anatômicas já foi até comentada por aí. É a tão conhecida “nuvem” que carrega o Criador, na cena do nascimento de Adão. Repare como ela lembra o cérebro humano, mesmo nas suas extensões para a medula espinhal!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6IIXFhrRwN-O3fgw0ZbK114nduvnAeAkKoFydISyQ7Fk_tYDhCn0noCvypKSs-Khfl-KtkHql5O5UI8DBx5SuwJVdnPoD42nSTnpv7uI0uRWl6yxG9ZqlZQtwUWzrRzyHRoAhZr7bpWFb/s1600/neurology.jpg)
terça-feira, 19 de junho de 2012
A NEUROCIÊNCIA DE MICHELANGELO
Sabe-se que Michelangelo era grande conhecedor e apreciador do corpo humano. Segundo os pesquisadores, de forma sublime o artista transformou o Deus divido em um Deus humanizado, ocultando nas pinturas, partes do corpo humano.
Uma dessas associações anatômicas já foi até comentada por aí. É a tão conhecida “nuvem” que carrega o Criador, na cena do nascimento de Adão. Repare como ela lembra o cérebro humano, mesmo nas suas extensões para a medula espinhal!
Michelangelo era um gênio. E estudava alucinadamente! Em especial o corpo humano. O ser humano era, para ele, a medida do Universo! A razão e a coroa da Criação de Deus. Juntamente com Da Vinci, outro mestre em anatomia, Michelangelo conhecia tanto sobre as formas e o funcionamento do corpo humano e dos animais, “que aqueles que haviam passado suas vidas nisso e feito disso sua profissão, dificilmente saberiam tanto quanto ele”. Esta citação biográfica, de Condivi, está no livro “A Arte Secreta de Michelangelo - Uma lição de anatomia na Capela Sistina”, de Gilson Barreto e Marcelo G. de Oliveira, editado pela ARX, edição de 2004.
Uma dessas associações anatômicas já foi até comentada por aí. É a tão conhecida “nuvem” que carrega o Criador, na cena do nascimento de Adão. Repare como ela lembra o cérebro humano, mesmo nas suas extensões para a medula espinhal!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário